-
EUA volta a contar com Pulisic e tenta, contra Turquia, mais uma vitória antes dos 16-avos
-
África do Sul vence Coreia do Sul (1-0) e vai aos 16-avos da Copa em segundo no Grupo A
-
México elimina República Tcheca (3-0) e avança aos 16-avos da Copa com campanha 100%
-
Preço do Brent cai abaixo do nível anterior à guerra no Oriente Médio
-
'Muito nervoso, mas feliz', diz Neymar após estreia na Copa do Mundo
-
Proibição de adolescentes em redes sociais na Austrália teve pouco impacto (estudo)
-
Juízas do TPI processam Trump por 'sanções draconianas'
-
'Seguir melhorando', diz Vini Jr. após vitória do Brasil
-
Bósnia elimina Catar e se garante nos 16-avos da Copa do Mundo
-
Jaques Wagner deixará liderança do governo no Senado por suspeita de corrupção
-
'Agora chega o bonito', diz Ancelotti após vitória do Brasil sobre a Escócia
-
Marrocos vence Haiti (4-2) e passa em segundo no grupo do Brasil na Copa
-
Brasil vence Escócia (3-0) e vai aos 16-avos como 1º do Grupo C da Copa
-
Terremotos na Venezuela destroem prédios e causam pânico em Caracas
-
Trump pede ao Congresso mais recursos para guerra no Irã
-
Ainda confiante na classificação, Equador encara líder Alemanha
-
Forte sismo de magnitude 7,1 sacode a Venezuela
-
Novo tipo de vacina permite imunizar contra famílias de vírus (pesquisadores)
-
Rubio promete defender interesses dos países do Golfo em negociações com Irã
-
Entre a nostalgia e o desinteresse, Itália vive mais uma Copa sem a 'Azzurra'
-
Tenistas vão intensificar protesto por premiação em Wimbledon
-
'Eles vêm com tudo', diz Laporte sobre duelo da Espanha contra o Uruguai
-
Onda de calor sufoca Europa e testa redes elétricas
-
Candidatos do prefeito de Nova York vencem primárias democratas
-
Bósnia garante terceiro lugar do Grupo B na Copa do Mundo e elimina o Catar
-
Suíça vence Canadá (2-1) e avança como líder do Grupo B da Copa
-
Cacique Raoni se recupera após cirurgia no intestino
-
Pai, mãe e Flávio Bolsonaro desejam sorte a Neymar em sua estreia na Copa
-
Keiko Fujimori agradece apoio de eleitores e admite divisão no Peru
-
Adversário reconhece De la Espriella como presidente eleito da Colômbia
-
Novo formato ressuscita fantasma da manipulação de resultados na Copa
-
Juan Manuel Cerúndolo avança para as quartas de final em Eastbourne
-
Surto de hantavírus deve ser encerrado oficialmente em 2 de julho (OMS)
-
França detecta primeiro caso de ebola fora da África durante surto atual
-
Sem Almirón, Paraguai enfrenta Austrália por sobrevivência na Copa
-
Trump se recusa a promulgar lei de habitação até Congresso aprovar reforma eleitoral
-
Democrata acusa Trump de bloquear ponte entre EUA e Canadá para ajudar doador
-
França detecta caso de ebola em médico que chegou da RDC
-
Andreeva e Swiatek são eliminadas na estreia em Bad Homburg
-
Rubio promete defender interesses dos países do Golfo nas negociações com Irã
-
A briga acirrada pela Chuteira de Ouro da Copa do Mundo 2026
-
Descoberta aproxima cientistas da misteriosa fronteira dos buracos negros
-
Alemanha, a difícil adversária do Equador na Copa do Mundo
-
Ativistas de flotilha para Gaza denunciam suposto abuso 'cruel' e 'sádico'
-
Messi completa 39 anos no topo do mundo
-
Candidato de esquerda da Colômbia reconhece De la Espriella como presidente eleito
-
FIFPro comemora sentença à Lazio por rescindir contrato de jogadora grávida
-
Irã apresenta acordo para acabar com a guerra como 'declaração de derrota dos EUA'
-
Grand Theft Auto, em números
-
COI escolherá sede dos Jogos Olímpicos de 2036 com novo procedimento
Stellantis anuncia que investirá R$ 30 bi na América do Sul até 2030
O grupo automotivo Stellantis anunciou nesta quarta-feira (6) que investirá 5,6 bilhões de euros na América do Sul entre 2025 e 2030, com o objetivo de desenvolver sua oferta de veículos elétricos no continente e outras tecnologias.
"A Stellantis anuncia um plano de investimento recorde para a América do Sul, totalizando 5,6 bilhões de euros", o equivalente a 30,1 bilhões de reais, indicou o grupo em comunicado.
"Este anúncio reforça nossa confiança e compromisso com o futuro da indústria automotiva sul-americana, e é uma resposta ao ambiente comercial favorável que existe lá", declarou o CEO Carlos Tavares.
O investimento, o "maior da história do setor automotivo brasileiro e sul-americano" segundo a Stellantis, permitirá "o lançamento de mais de 40 novos produtos" até o final da década.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou em uma postagem na rede social X um encontro com Tavares em Brasília, onde ele "anunciou R$ 30 bilhões em investimentos no Brasil".
O grupo, composto por 14 marcas, é líder na região com 878.000 veículos vendidos em 2023, o que representa uma participação de mercado de 23,5%. A Fiat é a marca mais vendida na América do Sul, especialmente graças à picape Fiat Strada, o veículo mais popular do continente.
Essa operação faz parte do plano Dare Forward 2030, que prevê um investimento de 50 bilhões de euros (R$ 269,3 bilhões) na eletrificação da gama do grupo até 2030.
Os 5,6 bilhões de euros anunciados serão destinados, entre outras coisas, para financiar a tecnologia "Bio-Hybrid", que combina eletrificação e motorização híbrida alimentada por biocombustível (etanol), explicou a Stellantis.
A fábrica de Betim, em Minas Gerais, que produz veículos Fiat, incluindo a Fiat Strada, "é o centro de especialização mundial da empresa" para essa tecnologia. "No futuro, a região também produzirá um veículo elétrico a bateria (BEV)", acrescentou o fabricante.
A tecnologia Bio-Hybrid desenvolvida "é compatível com todas as linhas de produção da empresa na região". O grupo planeja lançá-la até o final de 2024.
A Stellantis apresenta a América do Sul como uma parte essencial de seu "terceiro motor", composto por África, Oriente Médio, China, Índia e Ásia-Pacífico.
O grupo adquiriu recentemente 19,9% da empresa argentina Litio y Energía S.A., produtora desse metal essencial na fabricação de baterias, com o objetivo de "atender aos objetivos de eletrificação definidos em seu plano estratégico global".
M.Odermatt--BTB