-
EUA volta a contar com Pulisic e tenta, contra Turquia, mais uma vitória antes dos 16-avos
-
África do Sul vence Coreia do Sul (1-0) e vai aos 16-avos da Copa em segundo no Grupo A
-
México elimina República Tcheca (3-0) e avança aos 16-avos da Copa com campanha 100%
-
Preço do Brent cai abaixo do nível anterior à guerra no Oriente Médio
-
'Muito nervoso, mas feliz', diz Neymar após estreia na Copa do Mundo
-
Proibição de adolescentes em redes sociais na Austrália teve pouco impacto (estudo)
-
Juízas do TPI processam Trump por 'sanções draconianas'
-
'Seguir melhorando', diz Vini Jr. após vitória do Brasil
-
Bósnia elimina Catar e se garante nos 16-avos da Copa do Mundo
-
Jaques Wagner deixará liderança do governo no Senado por suspeita de corrupção
-
'Agora chega o bonito', diz Ancelotti após vitória do Brasil sobre a Escócia
-
Marrocos vence Haiti (4-2) e passa em segundo no grupo do Brasil na Copa
-
Brasil vence Escócia (3-0) e vai aos 16-avos como 1º do Grupo C da Copa
-
Terremotos na Venezuela destroem prédios e causam pânico em Caracas
-
Trump pede ao Congresso mais recursos para guerra no Irã
-
Ainda confiante na classificação, Equador encara líder Alemanha
-
Forte sismo de magnitude 7,1 sacode a Venezuela
-
Novo tipo de vacina permite imunizar contra famílias de vírus (pesquisadores)
-
Rubio promete defender interesses dos países do Golfo em negociações com Irã
-
Entre a nostalgia e o desinteresse, Itália vive mais uma Copa sem a 'Azzurra'
-
Tenistas vão intensificar protesto por premiação em Wimbledon
-
'Eles vêm com tudo', diz Laporte sobre duelo da Espanha contra o Uruguai
-
Onda de calor sufoca Europa e testa redes elétricas
-
Candidatos do prefeito de Nova York vencem primárias democratas
-
Bósnia garante terceiro lugar do Grupo B na Copa do Mundo e elimina o Catar
-
Suíça vence Canadá (2-1) e avança como líder do Grupo B da Copa
-
Cacique Raoni se recupera após cirurgia no intestino
-
Pai, mãe e Flávio Bolsonaro desejam sorte a Neymar em sua estreia na Copa
-
Keiko Fujimori agradece apoio de eleitores e admite divisão no Peru
-
Adversário reconhece De la Espriella como presidente eleito da Colômbia
-
Novo formato ressuscita fantasma da manipulação de resultados na Copa
-
Juan Manuel Cerúndolo avança para as quartas de final em Eastbourne
-
Surto de hantavírus deve ser encerrado oficialmente em 2 de julho (OMS)
-
França detecta primeiro caso de ebola fora da África durante surto atual
-
Sem Almirón, Paraguai enfrenta Austrália por sobrevivência na Copa
-
Trump se recusa a promulgar lei de habitação até Congresso aprovar reforma eleitoral
-
Democrata acusa Trump de bloquear ponte entre EUA e Canadá para ajudar doador
-
França detecta caso de ebola em médico que chegou da RDC
-
Andreeva e Swiatek são eliminadas na estreia em Bad Homburg
-
Rubio promete defender interesses dos países do Golfo nas negociações com Irã
-
A briga acirrada pela Chuteira de Ouro da Copa do Mundo 2026
-
Descoberta aproxima cientistas da misteriosa fronteira dos buracos negros
-
Alemanha, a difícil adversária do Equador na Copa do Mundo
-
Ativistas de flotilha para Gaza denunciam suposto abuso 'cruel' e 'sádico'
-
Messi completa 39 anos no topo do mundo
-
Candidato de esquerda da Colômbia reconhece De la Espriella como presidente eleito
-
FIFPro comemora sentença à Lazio por rescindir contrato de jogadora grávida
-
Irã apresenta acordo para acabar com a guerra como 'declaração de derrota dos EUA'
-
Grand Theft Auto, em números
-
COI escolherá sede dos Jogos Olímpicos de 2036 com novo procedimento
Indígena tinge o deserto de Lima de verde com uma 'selva escondida'
Na encosta de uma colina, em um dos bairros mais áridos e pobres de Lima, ergue-se uma densa floresta. Esther Rodríguez, uma indígena imigrante, cultivou por anos este oásis na capital peruana, considerada a mais desértica do mundo depois de Cairo.
Rodríguez chegou a este lugar na década de 1980 após fugir de sua terra natal Ayacucho, na serra sul do Peru, então devastada pelo conflito armado com a extinta guerrilha Sendero Luminoso.
Movida pela nostalgia, ela quis recriar o verde de sua terra.
Hoje, aos 85 anos, é a alma desta singular floresta urbana de 4.000 m² — quase metade de um campo profissional de futebol — no coração do distrito de San Juan de Lurigancho.
"Gosto de viver rodeada pelas minhas plantas", regozija-se Rodríguez, uma idosa de sorriso amplo, em entrevista à AFP.
Esta paisagem com mais de cem espécies, incluindo árvores frutíferas e plantas medicinais, criou um microclima chamativo em Lima, cidade de 10 milhões de habitantes e uma das mais poluídas da América Latina.
San Juan de Lurigancho, com 1,2 milhões de habitantes, é por sua vez o distrito mais populoso e poluído, principalmente devido ao seu parque automotivo obsoleto, segundo um estudo do Instituto de Natureza, Terra e Energia da Universidade Católica.
Rodríguez lembra que, enquanto seus filhos iam à escola, ela começou a plantar no terreno rochoso, um refúgio que se popularizou como uma "selva escondida".
- "Baldes de água"
Neste oásis de flores, bananas, tangerinas, abacates e maracujás, abelhas zumbem e borboletas voam. Perto, em um lago cheio de peixes, um beija-flor se ajeita.
Antes "não havia nada nem ninguém nos morros, então aos poucos comecei a carregar baldes de água", para alimentar o nascente verde, afirma Esther.
Esther não se intimidou e conseguiu abrir três poços que hoje estão conectados à rede de abastecimento de Lima. Na capital, 6% da população ainda não tem acesso à água potável, segundo estatísticas oficiais.
Quatro de seus filhos agora gerenciam e mantêm a selva escondida, que desde 2020 recebe visitantes, especialmente de escolas.
"Queremos que este lugar seja uma fonte de inspiração", explica uma das filhas da octogenária, também chamada Esther.
Abri-lo ao público revitalizou a área: trilhas foram criadas e bombas elétricas instaladas para melhorar a irrigação, entre outras coisas. Cada visitante paga 6 sóis (cerca de 8,80 reais).
Além do aspecto turístico, a iniciativa também oferece benefícios ecológicos.
Este quase meio "hectare de floresta regula a temperatura e a umidade e melhora as condições sanitárias, especialmente em uma área onde as doenças respiratórias são comuns", aponta Fernando Regalo, engenheiro florestal da ONG Fundação para a Conservação e Desenvolvimento Sustentável (FCDS).
E a família que cuida deste oásis ainda tem uma parcela para plantar.
"Parece que você está na selva, com os sons, os bichinhos, os pássaros e as árvores", entusiasma-se Constantina Zevallos Mora, uma das visitantes do local.
M.Odermatt--BTB