-
Áustria e Argélia empatam (3-3) com gols nos acréscimos e vão aos 16-avos da Copa
-
Com gol de Messi, Argentina vence Jordânia (3-1) e fecha campanha 100% no Grupo J da Copa
-
Copa do Mundo 'perde valor' com 48 seleções, afirma técnico de Gana
-
RD Congo vence Uzbequistão (3-1) e vai aos 16-avos da Copa como 3º do Grupo K
-
Colômbia empata com Portugal (0-0) e vai aos 16-avos da Copa como líder do Grupo K
-
Alphonso Davies está 'disponível' para estrear na Copa do Mundo, confirma técnico do Canadá
-
'Um dos piores dias da minha vida', lamenta Nico Williams após nova lesão
-
Técnico da Escócia pede demissão após eliminação na Copa do Mundo
-
Croácia vence Gana (2-1) e vai aos 16-avos da Copa como segunda do Grupo L
-
Inglaterra vence Panamá (2-0) e avança aos 16-avos da Copa em 1º do Grupo L
-
'Por que não?': Cabo Verde sonha com feito histórico contra a Argentina
-
Participantes na marcha do orgulho em Budapeste reivindicam igualdade após fim da proibição
-
Parreira passará por cirurgia após piora de seu estado de saúde
-
Holandês Gakpo e sua companheira anunciam perda de bebê durante gestação
-
A vida desaparece após 72 horas sob os escombros de terremotos na Venezuela
-
Curaçao, a 'Onda Azul' que se despediu com orgulho de sua primeira Copa do Mundo
-
Longe de casa, Canadá quer abrir caminho em sua Copa do Mundo
-
Com fase de grupos chegando ao fim, expansão da Copa do Mundo para 48 seleções ainda gera debate
-
Da Alemanha à Dinamarca, recordes históricos de temperaturas na Europa
-
Mistura de sentimentos marca expectativa dos iranianos sobre seu futuro na Copa
-
Djokovic avisa que chega a Wimbledon mais bem preparado, após decepção em Roland Garros
-
Com posto de número 1 ameaçado, Sabalenka diz que encara Wimbledon sem pensar no ranking
-
Sinner aposta em 'pequenas mudanças' para Wimbledon, após tropeço em Roland Garros
-
Número de mortos por duplo terremoto na Venezuela supera 1.400
-
Copa do Mundo define últimas vagas para o mata-mata neste sábado
-
Ajuda dos EUA chega à Venezuela, onde muitos estão desabrigados após terremotos
-
Espanhol Davidovich garante primeiro título no circuito ATP em Mallorca
-
Madison Keys conquista WTA 250 de Eastbourne
-
Muchova conquista torneio de Bad Homburg após desistência de Osaka
-
Milhões de europeus enfrentam temperaturas recordes neste sábado
-
George Russell supera Ferrari e fica com pole no GP da Áustria de F1
-
Na Times Square, a Copa do Mundo vive um eterno Carnaval
-
Milhões de europeus enfrentam recorde de temperaturas neste sábado
-
Didier Deschamps retorna à base da França na Copa do Mundo
-
Seleção Brasileira treina com elenco completo antes de viajar para enfrentar o Japão
-
Centenas de desabrigados iniciam 'uma nova vida' após terremotos na Venezuela
-
Desabamento de hospital obriga famílias a levarem corpos para necrotério na Venezuela
-
Chapare, a terra da coca que desafia o governo da Bolívia
-
Milhões de pessoas enfrentam mais de 35°C na Europa neste sábado
-
Indignação na Venezuela por lentidão do governo no resgate dos sobreviventes
-
Austrália dobrará multas por violação da proibição de redes sociais a menores de 16 anos
-
Irã acusa EUA de 'violar' acordo e ambos trocam ataques
-
Washington reautoriza IA mais poderosa da Anthropic, mas apenas para alguns parceiros nos EUA
-
Morre o piloto que colidiu seu avião contra arranha-céu em Pequim
-
Trump apresenta o novo passaporte dos EUA... com sua foto
Vance e Rubio recebem chanceleres de Groenlândia e Dinamarca na Casa Branca
Os ministros das Relações Exteriores da Dinamarca e da Groenlândia serão recebidos, na quarta-feira (14), na Casa Branca pelo vice-presidente americano, JD Vance, e pelo secretário de Estado, Marco Rubio, em uma reunião crucial sobre o futuro deste território autônomo dinamarquês.
Nos últimos dias, o presidente americano, Donald Trump, aumentou a pressão sobre a Groenlândia, assegurando que assumirá o controle desta imensa ilha rica em recursos minerais "de uma forma ou de outra".
O presidente argumenta que, se os Estados Unidos não derem este passo, Rússia e China se tornariam potências hegemônicas no Ártico.
Antes do encontro, o primeiro-ministro da Groenlândia advertiu, nesta terça-feira (13) que, se tivessem que escolher, os groenlandeses prefeririam seguir junto da Dinamarca a fazer parte dos Estados Unidos.
"Nós enfrentamos uma crise geopolítica, e se tivermos que escolher entre os Estados Unidos e a Dinamarca aqui e agora, escolheremos a Dinamarca", declarou Jens-Frederik Nielsen em uma coletiva de imprensa conjunta em Copenhague com sua contraparte dinamarquesa, Mette Frederiksen.
"A Groenlândia não quer ser propriedade dos Estados Unidos. A Groenlândia não quer ser governada pelos Estados Unidos. A Groenlândia não quer fazer parte dos Estados Unidos", enfatizou Nielsen.
Junto dele, Frederiksen destacou que não tinha sido simples resistir ao que descreveu como "uma pressão totalmente inaceitável por parte do nosso aliado mais próximo".
"Há muitos indícios de que o mais difícil está por vir", acrescentou.
- Vance, o anfitrião -
Vivian Motzfeldt, chefe da diplomacia da Groenlândia, tinha pedido na semana passada uma reunião com Marco Rubio.
"O vice-presidente americano, JD Vance, também quer participar desta reunião e será o anfitrião", declarou à imprensa, nesta terça, o chanceler dinamarquês, Lars Løkke Rasmussen.
No ano passado, depois que Trump já tinha manifestado a intenção de assumir o controle da Groenlândia, JD Vance anunciou uma visita não solicitada a este território.
Diante da onda de críticas que provocou, ele acabou limitando a viagem à base aérea americana de Pituffik, no noroeste da ilha.
Na ocasião, ele criticou o que considerava a frágil implicação dinamarquesa na Groenlândia e na segurança do Ártico, qualificando a Dinamarca com um "aliado ruim", o que provocou a indignação de Copenhague.
- Desfazer "mal-entendidos" -
Na segunda-feira, a Otan e a Groenlândia anunciaram a intenção de cooperar para reforçar a defesa deste vasto território com o objetivo de dissuadir Trump.
"Os Estados Unidos deveriam, ao contrário, agradecer à Dinamarca, que ao longo dos anos foi um aliado muito leal", afirmou no domingo o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, cujo país é o membro mais recente da Otan.
A Dinamarca e o governo autônomo da Groenlândia esperam que a reunião sirva para desfazer "mal-entendidos" sobre a defesa e a presença da China na região, entre outras questões.
Segundo o ministro dinamarquês das Relações Exteriores, a reunião de quarta-feira deverá permitir "trasladar toda esta discussão [sobre a Groenlândia] (...) a uma sala de reuniões, onde se possa olhar nos olhos e falar sobre os assuntos em questão".
O governo dinamarquês lembrou recentemente ter investido cerca de 90 bilhões de coroas (aproximadamente R$ 75 bilhões) para reforçar sua presença militar no Ártico.
O ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, anunciou que vai se reunir na próxima segunda-feira com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, para falar sobre a segurança no Ártico.
T.Bondarenko--BTB